DICAS & NOTÍCIAS

O Primeiro Emprego

O Primeiro Emprego

ZAPeando sobre RH – Dicas sobre emprego e outras coisinhas afins

Por Jucielly Sena

Um dia a gente cresce e aparece a necessidade de iniciar uma vida profissional. Nesse momento começa o dilema. Quero trabalhar. Eu faço qualquer coisa.
Sabe aquela frase que diz: “se você não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve”. Sábias palavras. Meu primeiro conselho: planeje-se mesmo sem nenhuma experiência. Você deve parar para refletir quais as suas aptidões, ou seja, do que você gosta. De fazer cálculos? De falar com pessoas? Você gosta de desafios em um ambiente externo ou prefere está quietinho trabalhando na frente de um computador e uma mesa?

No fundo no fundo se pararmos para pensar o trabalho é uma troca. É isso mesmo,trabalhamos em prol de remuneração e a empresa vai nos pagar para gerar lucro para ela também. Na verdade, ela precisa de alguém para executar o serviço. Trocando em miúdos, não passa de uma troca capitalista? Aí é onde muita gente se engana. Muitas pessoas acham que o trabalho é apenas pelo dinheiro, mas a longo prazo se o dinheiro for o único objetivo do funcionário, este funcionário vai acabar insatisfeito, vai começar a baixar sua produtividade, vai sentir até tristeza em só pensar em acordar para trabalhar naquela determinada empresa.

Ideal mesmo é que o funcionário tenha vontade de trabalhar naquele ambiente, afinal passamos boa parte do nosso dia na empresa. Por isso, mesmo antes de partir para seu primeiro emprego, pare, analise e planeje. Faça uma relação de lugares onde você gostaria de trabalhar, foque nesse objetivo, elabore bem o seu currículo, mantenha uma boa apresentação ao ir deixá-lo nas empresas, fale para os seus conhecidos que você está querendo trabalhar, eles podem até te informar de alguma vaga interessante. Não ache que estágio com pouca remuneração e trabalho voluntário não é válido para o seu currículo. De repente alguém perceba numa dessas experiências a sua responsabilidade e te convide para trabalhar em alguma empresa.

Não ache que porque nunca trabalhou é difícil ser selecionado para uma vaga de emprego. Isso vai depender de uma série de fatores, porém algumas empresas apostam em candidatos sem experiência pela oportunidade de treiná-los conforme as normas da instituição, mas lembre-se, numa situação dessas, você precisa construir a sua carreira tijolo por tijolo. Saiba que melhor que experiência é o interesse do candidato a aprender. Enfim, planeje-se e boa sorte.

Entre em contato conosco!

(82) 3522.7369